Tarot12

ARCANO 18 – A LUA

Qualidade: mutável.

Associação astrológica: Peixes

Glifo astrológico: dois peixes interligados.

Elemento: água.

Princípio: passivo.

Arcano natural da: décima segunda casa.

Arcano regente: Arcano 12 – O Pendurado.

Arcano oposto: Arcano 9 – O Eremita.

Anatomia: pés.

Frase-chave: eu creio.

Palavra-chave: compreensão.

Características positivas: compassivo, caridoso, simpático, emocional, sacrifica-se, intuitivo, introspectivo, musical, artístico.

Características negativas: procrastinador, muito tagarela, melancólico, pessimista, emocionalmente inibido, tímido, sem praticidade, indolente, muitas vezes se sente incompreendido.

É o décimo segundo arcano que simboliza um signo Peixes; regendo o período que vai de 19 de fevereiro até 20 de março. No hemisfério Norte esse arcano marca o começo de nova germinação da natureza que bebe as águas do degelo e reanima a seiva. Ao mesmo tempo fim e começo de um ciclo do qual o Arcano 18 – A Lua, símbolo da fusão dos contrários superados, marcando a sua finalização. Involução versos evolução, vemos aqui o domínio das águas primitivas, as mesmas onde se banha o embrião, e que estiveram presentes na origem da vida terrestre. É a imensidão oceânica, dissolvente e fecunda, local da proliferação da vida ligando o indivíduo à espécie, permitindo a sua mutação evolutiva.

O mundo fenomênico purificado pelo Arcano 17 – A Estrela retorna às suas origens e nelas se regeneram; aquele que possui esse Arcano que simboliza o signo do elemento ar alcança uma visão mais ampla do universo e concentra sua ação na realização da fraternidade humana. A energia manifesta pelo Arcano 18 – A Lua é oriunda da escuridão cósmica, o vazio pleno, do Nirvana e se expressa na fusão absoluta com o que ele vê e faz.

Seu comportamento é regido pela visão intuitiva, sua personalidade é marcada por uma agilidade que pode torná-lo vulnerável e muito impressionável. Animado pelo amor à humanidade, seu movimento tem um fluxo inesgotável e perpétuo, onde o eu deseja absorver-se na situação até superá-la. Deseja transpor os limites, donde o risco de irresolução diante da escolha a fazer e dos caminhos a abrir, é pautado por sua visão de infinita transcendência. Este ser de virtuosa vocação comunitária sente as pessoas, as coisas e as situações, dispondo-se ao sacrifício de servir a ordem cósmica seguindo a vontade divina.

Ele tem uma grandiosa percepção do conjunto, imergindo sua atenção no vasto campo do inconsciente; receptivo aos impulsos externos e internos, manifesta uma serena inconstância que o faz seguir por caminhos sensitivos rumo a luz realizadora da vida. Contraditório, muitas vezes inebriado pelas incertezas, corre o perigo de se perder no labirinto do inconsciente vindo a perder a confiança em si mesmo, o seu centro, neste momento a única certeza (consciência) vem do sentimento. Suas facetas são muitas e momentâneas; mais que um eu, e um nos, ele simboliza o todo, a expressão viva e manifesta do inconsciente. Sensível, efervescente, sentimental e mutável, aquele que manifesta o Arcano 18 – A Lua segue suas premonições. Compassivo, reage a todas as solicitações externas sem procurar discriminá-las. Afetuoso, debatendo-se na vida, espreitado pelos perigos da noite escura da alma (sombra) e pela necessidade de ser original em sua manifestação depois que todos os arcanos que simbolizam signos já se manifestaram no mundo ele expressa a sua originalidade. Sua força é imaculável, supera os obstáculos amoldando-se as circunstâncias. Completamente receptivo e contemplativo, alimenta-se do contado profundo com o outro. Não obstante, permanece afastado do quotidiano e visa a voluptuosidade da aniquilação no Todo. Tem uma tendência a realizar este retorno a origem passando pela abnegação, pelo sacrifício. Pode realizar a fusão, tornar-se, como diz o Tao Te King, “o Vale do Universo”.

Tabela de referencia cronológica:

Arcano ZodiacalPeríodo Cronológico dos Decanatos
Lua1º decanato de 20 de fevereiro a 1º de março

2º decanato de 2 a 11 de março

3º decanato de 12 a 20 de março

Decanatos do Arcano 18 - A Lua

 
Nos três decanatos presentes no arcano da Lua o arcano planetário que ocupar essas posições receberam a influencia dos arcanos do Pendurado, da Sacerdotisa e do Louco respectivamente.

No primeiro decanato o arcano do Pendurado oferece a lição das experiências espirituais, do significado da vida e da supremacia do espírito sobre a matéria.

No segundo decanato o arcano da Sacerdotisa oferece a lição da solidão, da sensibilidade e da idiossincrasia.

No terceiro decanato o arcano do Louco oferece a lição do relativo e o absoluto, o objetivo e o subjetivo, o pragmático e o ideal e ainda o intenso desejo de integrar essas aparentes contradições.

Agora vejamos a vibração dos dias no transcurso dos decanatos

Ás de Água

Dias de Vibração do Arcano: 20/2; 2/3; 12/3

 

Palavra chave: A raiz do poder da Água (emoção).

Significado: Representa o aspecto mais essencial e original das emoções, é o puro desabrochar emocional, simboliza o amor, a alegria, a abundancia, a fertilidade e a feminilidade.

Indicação: para estimula os processos criativos e favorece o inicio de projetos de natureza artística, harmonização de casais.

2 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 21/2; 3/3; 13/3

Palavra chave: Amor – O Senhor do amor.

Significado: Representa os princípios masculinos e femininos, motivados pela força evolutiva, se complementando e construindo à unidade harmoniosa, é a união cheia de prazer, alegria e êxtase, a emoção, ainda nova e pura, não foi contaminada e densificada por apegos, normas e posses; revela a harmonia, amizade, companheirismo, o início de um romance, a solução das diferenças.

Indicação: ótimo para harmonizar casais, superar dificuldades afetivas e para motivar o surgimento de novas relações despertando o principio básico da atração.
3 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 22/2; 4/3; 14/3

Palavra chave: Abundancia – O Senhor da abundancia.

Significado: É um arcano de resultados, gratificação, tanto emocional como material, colhendo o que se planta, a idéia de amor ocorre com maturidade, o amor primordial é derramado com alegria transbordante, a capacidade analítica, a força de vontade somada a habilidade traz frutificação.

Indicação: para trazer resultados gratificantes e afortunados a um projeto valioso.

4 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 23/2; 5/3; 15/3

 

Palavra chave: Luxo – O Senhor do prazer combinado.

Significado: Nesta carta a lei, a ordem e a estruturação são aplicadas a emoções e ao sentimento na busca da materialização, de modo que esta fica determinada, restrita, artificializada e limitada, são estabelecidas normas. Na busca pela materialização o sentimento e a emoção precisa de estruturação, mas a expressão do amor corre sério perigo de ficar limitado às normas, ao autocontrole e aos sentimentos de posse passando uma sensação de tenção e esforço para manter uma suposta perfeição.

Indicação: para reavaliar a situação, impor regras, por a relação afetiva em ordem e controlar as paixões.
5 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 24/2; 6/3; 16/3

Palavra chave: Frustração – O Senhor da perda do prazer.

Significado: Revela a força e a severidade do movimento, a necessidade da transformação, da expressão do inconsciente, da subversão da ordem estabelecida para dar continuidade evolutiva e revelar o espírito na materialidade, mas nesse ponto a matéria suplanta o espírito interrompendo o fluxo emocional e trazendo a involução, as necessidades inconscientes são expressas gerando conflito à ordem anteriormente estabelecida, a energia vital é consumida nos conflitos, nas manipulações escondidas evocando a necessidade de transformação, a sexualidade está desconectada do amor e não é mais um canal de aproximação, troca e união entre as pessoas, mas tornou-se uma arma para a auto-afirmação, competir pelo poder e dominar.

Indicação: é recomendável tanto para mulheres como para homens que se encontram em relacionamentos que precisam acabar ou que necessitam subverter a ordem que está estruturada sobre normas rígidas que limitam a verdadeira expressão do amor, é ótimo para descondicionamento do relacionamento; para mudar os paradigmas da relação afetiva; usar em casos muito específicos ou extremos, porque os conflitos podem trazer preocupações, perdas, lamentações, quebra de compromissos e até decepções emocionais.

6 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 25/2; 7/3; 17/3

Palavra chave: Prazer – O Senhor do prazer.

Significado: A emergia emocional e a sensibilidade retoma ao equilíbrio, agora sem desperdício e com novos paradigmas (o Criador que desperta a energia emocional pura à manifestação no Ás e a Criatura que reflete com equilíbrio essa energia nesta carta), o corpo e a alma foram purificados e estão prontos para interação prazerosa; a persistência traz os frutos da beleza e a sutileza traz o equilíbrio, a consciência de si mesmo revitaliza a sexualidade, resultando na harmonia da energia vital e no uso mais consciente da energia sexual.

Indicação: para equilibrar a energia sexual individual ou do casal e permitir compartilhar os sentimentos, a emoção e a afetividade com prazer e respeito à individualidade.
7 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 26/2; 8/3; 18/3

Palavra chave: Corrupção – O Senhor do êxito ilusório.

Significado: Revela que a energia emocional, a afetiva e a sensibilidade partem para uma busca frenética por prazer e gratificação, ativando o lado mais instintivo e sedutor, deixando obcecado na caça de satisfação sensorial; no titulo êxito ilusório ressalta a necessidade de fazer escolhas certas, porque a imaginação, a utopia e os sonhos terminam por tirar a pessoa da realidade, levando a desilusões, já no titulo corrupção a tentativa de manter o nível de gratificação e prazer, sem a devida transformação, adaptação e desapego levam ao desgaste, a loucura e a compulsividade autodestrutiva.

Indicação: para pessoas que não encontram nenhum prazer em suas vidas. O uso dessa carta precisa de acompanhamento regular, pois pode trazer compulsividade.

8 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 27/2; 9/3; 19/3

Palavra chave: Indolência – O Senhor do êxito abandonado.

Significado: Revela a tentativa de reequilibrar à energia emocional, afetiva, é a sensibilidade racionalizando os sentimentos, procurando rechaçar os excessos orgiásticos do passado; o prazer é evitado e reprimido, qualquer tentativa de senti-lo leva à dor. Aqui a emoção não mais produz a motivação dinâmica, nada merece o menor esforço ou ser feito, a racionalização dos sentimentos cristaliza a sensibilidade gerando uma profunda depressão e uma melancolia; é a carta do desencanto, da apatia, do desinteresse, e rejeição. Lembra a aversão que a ressaca após a bebedeira provoca.

Indicação: para pessoas que estão pressas a vícios, são compulsivas ou que estão pressas a relacionamentos que não conseguem integrar o amor ao sexo e que estão obcecadas pelo parceiro (a). O uso dessa carta precisa de acompanhamento regular, pois pode trazer depressão e melancolia.
9 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 28/2; 10/3; 20/3

Palavra chave: Felicidade – O Senhor da felicidade material.

Significado: Revela a purificação e estabilização das emoções, o fluxo emocional e afetivo resgata a gentileza e a ordem, o uso equilibrado da energia emocional expresso pela abundancia e o prazer juntando a harmonia e a gratificação emocional com os frutos do amor no desfrute das coisas materiais. A carta passa a idéia de plenitude e equilíbrio sendo capazes de superar as dificuldades e manter a boa saúde.

Indicação: para estabilidade emocional e o uso equilibrado da energia afetiva na realização pessoal.

10 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 1/3; 11/3; 20/3

Palavra chave: Satisfação – O Senhor do êxito perfeito.

Significado: Uma das qualidades mais importantes dessa carta e o aspecto de iluminação que ela propõe revelando que os poderes transcendentais do inconsciente transformam a realidade da manifestação material. Aqui a energia afetiva e emocional encontra a estruturação final, a realidade onde tudo toma forma definível, mas a energia emocional em sua jornada descendente até a materialização integra e realiza a perpetua mutabilidade existencial. A carta passa a idéia de satisfação, completo sucesso, mas a natureza da água nos lembra de sua fluidez, adaptabilidade e seu poder de transformação (de liquido para gasoso ou sólido) indicando que a única certeza do universo é que tudo se transforma com o amor num ciclo infinito.

Indicação: para materializar a afetividade de forma satisfatória, para trazer o perfeito equilíbrio da expressão afetiva e emocional em todos os aspectos da manifestação, para consolidar sentimentos e situações, para harmonização e estruturação de grupos.

Agora que você já tem uma idéia de qual é a vibração do dia solicite uma consulta on line