Tarot10

ARCANO 15 – O DIABO

Qualidade: cardeal.

Associação astrológica: Capricórnio.

Glifo astrológico: chifre e cauda da cabra.

Elemento: terra.

Princípio: passivo.

Arcano natural da: décima casa.

Arcano regente: Arcano 21 – O Mundo.

Arcano oposto: Arcano 7 – O Carro da Vitória.

Anatomia: joelhos e parte inferior das pernas.

Frase-chave: eu uso.

Palavra-chave: ambição.

Características positivas: cauteloso, responsável, escrupuloso, convencional, profissional, perfeccionista, tradicional, prático, trabalhador, econômico, sério.

Características negativas: egoísta, dominador, rancoroso, fatalista, a cabeça governa o coração, teimoso, sorumbático, inibido, busca status.

É o décimo arcano que simboliza um signo Capricórnio; regendo o período que vai de 21 de dezembro e 19 de janeiro.

Aquele que possui o arcano 15 – O Diabo como manifestação da força vital é movido pelo processo de interiorização e de concentração, nesse recolhimento concretiza-se pouco a pouco o futuro. Esse arcano, simbolizado por um bode, entrega-se instintivamente à ascensão dos píncaros do poder e ali se situa. A personalidade expressa por esse arcano é como a pedra que pode transformar-se no diamante, quando direciona sua energia realizadora e concretizadora para o exterior, ou reduzir-se na avareza e na mesquinhez ao se fechar em si mesmo.

Imagem do tempo, do destino, este arcano tende a encarnar a vida, a fecundá-la na sua expressão mais elevada e complexa, a semear nele o desejo terrestre. Isto lhe permite afirmar-se na vida social instaurando-a em estado organizado. O arcano 15 – O Diabo é um daqueles arcanos que com freqüência é erroneamente compreendido. Para entendê-lo é preciso despojar-se de idéias supersticiosas morais. Por mais incrível que pareça este arcano também busca a iluminação na vida espiritual, desempenhado a sua função cósmica de materializador da vontade divina, sendo aqui símbolo do mais elevado poder da matéria. Sua existência é a imagem arquetípica do sábio, do eremita iluminado purificando com a inteligência as oportunidades a ser materializadas; este vidente da realidade tem o poder como companheiro.

Após o equilíbrio entre o eu e o outro (Arcano 11 – A Justiça) e aquele entre este mundo e o além (Arcano 13 – A Morte), após a consciência das correspondências universais (Arcano 14 – A Arte da Temperança) chega o tempo da gestação de uma nova encarnação. Aquele que possui esse arcano como expressão da força vital em geral é calmo, à primeira vista modesto, às vezes taciturno. De difícil acesso, este ser aparentemente frio, recolhido em si mesmo, oculta suas riquezas no seu interior. Para compreendê-lo é preciso aprender a conhecê-lo, O possuidor do arcano 15 sabe escolher a melhor oportunidade diante do que faz, dedicado à tarefa empreendida, ao objetivo a ser realizado, ele sabe fazer-se valer e sua firmeza com frieza marcando seu distanciamento do instinto. Mas esta falta de motividade aparente oculta uma hiper-sensibilidade que muitas vezes é compreendida e defendida por múltiplos mecanismos de sedução. Este ser fleumático, seco, muitas vezes orgulhoso, pouco espontâneo, apóstolo da dominação, nem sempre provoca a simpatia imediata.

Difícil de ser intimidado, sua severidade muitas vezes marca suas relações com o próximo e sua lentidão tranqüila pode transformar-se em peso e opressão; entre­tanto, sabe resistir às situações mais difíceis, como um granito. Sua firmeza de caráter o afasta dos projetos prematuros, sem relação com a realidade. Tendo um objetivo certo, ele o per­seguira vigorosamente até o êxito final.

Resoluto como quem contempla do alto de uma montanha as objetivas oportunidades transformar-se em condutor imparcial de homens, firme em sua apreciação e em sua vontade, apreciando o trabalho. Este político, este organizador, tem a necessidade da ação que nutre sua energia empreendedora. Ambicioso, dominador, aquele que possui esse arcano se realiza no esforço para alcançar posições importantes.

Tabela de referencia cronológica:

Arcano ZodiacalPeríodo Cronológico dos Decanatos
Diabo1º decanato de 22 a 31 de dezembro

2º decanato de 1º a 10 de janeiro

3º decanato de 11 a 20 de janeiro

Decanatos do Arcano 5 - O Hierofante

Nos três decanatos presentes no arcano do Diabo o arcano planetário que ocupar essas posições receberam a influencia dos arcanos do Universo, da Imperatriz e do Mago respectivamente.

No primeiro decanato o arcano do Universo oferece a lição da autoridade.

No segundo decanato o arcano da Imperatriz oferece a lição da determinação.

No terceiro decanato o arcano do Mago oferece a lição do domínio pela autodisciplina e pela organização metódica do seu ambiente.

Agora vejamos a vibração dos dias no transcurso dos decanatos

As de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 22/12; 1/1; 11/1

Palavra chave: O principio espiritual da materialização – A Raiz do poder da Terra (a força original da materialização).

Significado: Revela a inspiração materializadora através da união dos princípios da dualidade masculino e feminino na base de toda manifestação, representa o inicio de uma nova estrutura material, é uma nova relação mais consciente e integrada com o corpo biológico e a potencia da materialização. Aqui se abre um caminho para uma nova riqueza interior e exterior, para materializar a prosperidade, o êxito material e a segurança.

Indicado: para despertar o principio inspirador à materialização de projetos com muita motivação, despertar o seu estado de prontidão para viver a riqueza interior e exterior, abrir a plenitude da potencia material em sua vida, desperta a libido (só para quem tem parceiros e deseja filhos).

2 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 23/12; 2/1; 12/1

Palavra chave: Mudança, Trocas – O Senhor das trocas harmoniosas.

Significado: Revela que o imutável é a mutação, indica que na expressão das forças opostas a natureza realiza o seu movimento harmonioso, indica que a plenitude e a estabilidade são retroalimentada com o revezamento do predomínio de uma força sobre a outra, permitindo assim a estabilidade da continuidade da vida, também ressalta que a mudança material para ser harmoniosa depende da adaptação consciente no decorrer do tempo ao invés da transformação drástica e brusca, numa percepção da realidade limitada, radical e apegada pode indicar perde energia, numa percepção da realidade expansiva, que sabe usar seus recursos e que possui uma consciência despegada das pequenas conquistas pode trazer mudanças evolutivas.

Indicado: para desenvolver mudanças firmes, definitivas e estáveis; mudança profissional ou para sair do desemprego.
3 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 24/12; 3/1; 13/1

Palavra chave: Trabalho – O Senhor do trabalho material.

Significado: Revela que toda energia está atuando e dinamizando as capacidades e os recursos à materialização, viabiliza a manipulação dos aspectos mais densos e materiais da vida, é a motivação de materializar pelo simples prazer de trabalhar; pode existir, nesse processo, um certo controle ou sublimação da sexualidade para direcionar a energia para o trabalho, indicando um direcionamento da força vital na transformação da matéria.

Indicado: para dar concentração e direcionamento perseverante aos projetos, para aprimoramento pessoal, do visual, se cuidar mais, para pessoas que necessitam aumentar a auto-estima.

4 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 25/12; 4/1; 14/1

Palavra chave: Poder – O Senhor do poder terreno.

Significado: Passa a idéia de poder material firmemente assentado, dominado; o universo é estabilizado respeitando e identificando as regras do poder da materialização, com metas lógicas e coerentes; esta carta é conhecida como o poder material e promoção; no aspecto involutivo do uso desse arquétipo, a pessoa fica possessivo, apegada às regras, temendo as perdas e reprimindo o impulso natural em prol do comprometimento do caráter.

Indicado: para dar estabilidade material, trazer discernimento das estratégias que permitirão a materialização de projetos.
5 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 26/12; 5/1; 15/1

Palavra chave: Preocupação – O Senhor dos problemas materiais.

Significado: Revela que tudo que não evolui e se renova com o tempo é destruído; as regras cristalizadas do passado inviabilizam a continuidade do impulso material, necessitando de uma revolução, de uma renovação, de novos paradigmas que permitam que a força magnética continue atraindo as estruturas materiais que são pertinentes ao processo evolutivo da materialidade; a carta passa a idéia da importância da reciclagem, da necessidade da circulação da energia material para que ele se renove e alcance o seu estagio de pureza cristalina; no nível psicológico é uma situação um tanto difícil de se lidar, porque a energia material é acumulativa, lenta e com tendências ao estado de repouso, mas na manifestação do universo sabemos que tudo está em movimento inclusive à matéria.

Indicado: para reformulação de paradigmas materiais, para trazer uma libertação da incapacidade de avançar, de estruturas estáticas, desgastadas que limitam a verdadeira expressão do coração, o uso dessa carta precisa de acompanhamento regular.

6 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 27/12; 6/1; 16/1

Palavra chave: Sucesso – O Senhor do sucesso material.

Significado: Revela o si mesmo realizando no plano material, indica a manifestação exterior do ser interior, está é a carta em que o lado material se mostra no seu melhor equilíbrio, é o estado em que, sem grandes esforços os assuntos materiais se auto-regulam; isso não significa acumulação de bens materiais e sim o fluxo harmônico chamado de êxito; alguns autores atribuem o significado de filantropia, prêmios, presentes, recompensas, propriedades e generosidade.

Indicado: para trazer desenvolvimento harmônico aos projetos materiais, para viabilizar a utilização dos recursos pessoais no sucesso material.
7 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 28/12; 7/1; 17/1

Palavra chave: Fracasso – O Senhor do sucesso incompleto.

Significado: Revela a importância que a perspectiva do poder exerce em nossas vidas, lembra como o método e a consciência dos limites influenciam a realização dos assuntos materiais; nos lembra a importância que temos de dar ao amor, ao prazer, aos instintos em detrimento de só pensar na sobrevivência material e nas contas a pagar; a carta nos mostra o condicionamento mais severo da vida material, como bloqueamos o movimento diante dos limites físicos e das limitações provocadas pelo medo do fracasso que contribuem para o abandono dos objetivos e projetos; essa carta nos lembra que é tempo de colheita da safra anterior e que temos que planejar as tarefas futuras.

Indicado: para confrontar e superar os nossos medos conscientes ou inconscientes, para lembrar a importância do emprego do método em seus projetos, para criar uma motivação positiva diante das perspectivas futuras.

8 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 29/12; 8/1; 18/1

Palavra chave: Prudência – O Senhor da prudência.

Significado: Passa a idéia de organização mental aplicada à matéria, o direcionamento das forças da materialização para os fins desejados; esta é a carta em que a mente constrói meticulosamente no plano material, produtos belos e úteis; a palavra-chave prudência nos leva a considerar que esse processo é delicado e precisa de cuidados, evitando os extremos e a euforia, lembrando-nos que a pressa em atingir os resultados finais é inimiga da perfeição.

Indicado: para dar organização pessoal, direcionamento meticuloso e zelo aos projetos.
9 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 30/12; 9/1; 19/1

Palavra chave: Ganho – O Senhor do ganho material.

Significado: Indica o ganho que temos quando sabemos colocar em nossas atividades materiais, o amor, a beleza, o prazer, o espírito de união e o equilíbrio; essa carta é a expressão no mundo material (terrestre), do poder aglutinador da fecundação e da força do magnetismo etérico, que se manifesta com firmeza e estabilidade conduzindo ao ganho material, lembrando que o amor, a sabedoria e a criatividade são importantes recursos a serem integrados e utilizados; indica também aumento da vitalidade, da motivação e a recuperação do equilíbrio psicossomático.

Indicado: para aumentar a produção pessoal, para trazer aquisição, ganhos e abundância, para avaliar como está utilizando os seus recursos (amor, sabedoria e criatividade) na materialização dos projetos.

10 de Terra

Dias de Vibração do Arcano: 31/12; 10/1; 20/1

Palavra chave: Riqueza; O Senhor da riqueza.

Significado: Revela o aspecto material da realidade, a realização material, representando a ultima solidificação; lembra-nos a importância de darmos um destino criativo e evolutivo aos resultados da materialização, tanto no nível pessoal como coletivo caso contrário o resultado será a estagnação, a dissipação e a perda do resultado da materialização; esta é a carta da prosperidade material, fruto da utilização dos recursos, das habilidades práticas, da capacidade analítica, do poder aglutinador e do espírito transcendental de serviço, exigindo uma continua atenção na transformação da matéria para manter a estrutura.

Indicado: para materializar projetos, para dar praticidade na utilização dos recursos internos trazendo resultados externos na forma de concretização, para trabalhar a libido (indicado para finais de semana a dois ou lua-de-mel).

Agora que você já tem uma idéia de qual é a vibração do dia solicite uma consulta on line