Tarot9

ARCANO 14 – A ARTE DA TEMPERANÇA

ARCANO 14 – A ARTE DA TEMPERANÇA

Qualidade: mutável.

Associação astrológica: Sagitário.

Glifo astrológico: a flecha do arqueiro.

Elemento: fogo.

Princípio: ativo.

Arcano natural da: nona casa.

Arcano regente: Arcano 10 – A Roda da Fortuna.

Arcano oposto: Arcano 6 – Os Amantes.

Anatomia: quadris, coxas, parte superior das pernas.

Frase-chave: eu compreendo.

Palavra-chave: visualização.

Características positivas: honesto, filosófico, amante da liberdade, tolerante, atlético, otimista, justo, religioso, estudioso, entusiástico, generoso.

Características negativas: inclinado a discussões, exagerado, tagarela, procrastinador, auto-indulgente, brusco, impaciente, intrometido, jogador, irascível.

É o nono arcano que simboliza um signo Sagitário; regendo o período que vai de 23 de outubro a 20 de dezembro. O Arcano 14 – A Arte da Temperança simboliza o poder instintivo realizador do ser humano. É a hora do recolhimento e da síntese. A violenta fermentação do Arcano 13 – A Morte se transforma aqui numa nova chama. O fogo purificador que se propaga para o ilimitado através do desapego do eu, da renuncia do ego. É o processo alquímico da experimentação, é a arte de temperar as vivencias decantando as aspirações humanas, a serviço de uma experiência transcendental que libere e ultrapasse o indivíduo. Filósofo ou aventureiro dos grandes espaços, aquele que possui esse arcano como força vital, de posse de todos os seus recursos, é ao mesmo tempo instrumento das paixões humanas e o artesão da sabedoria. Ele age trans­formando a ignorância em sabedoria, o desejo em vontade e vivenciando o resultado alquímico que é a elevação espiritual.

Quer sempre se abrir para dimensões mais vastas na sociedade e na sua consciência; este arcano que ora conformista ora anarquista, sabe projetar e transmutar a energia como um arqueiro dispara sua flecha. Sua inteligência e sua tolerância ativa fazem dele o ser de grandes empreendimentos. Seus objetivos são altruístas e universais, aspirando a harmonia entre o temporal e o eterno. Sua inspiração vem das altas esferas, pois sua atividade mental não se limita à lógica racional. Gene­roso, sua compreensão inata da psicologia humana faz daqueles que possuem esse arcano como força vital uma benção expansiva na sociedade; diplomata, ele sabe manobrar as situações com um elevado senso de justiça. Ele quer viver uma vida completa, superando limites e regras, faz brilhar seu ser em fronteiras cada vez mais distantes. Sua poderosa vontade o projeta numa busca sempre maior; sua cede por conhecimento e sabedoria o impulsiona para a realização espiritual num profundo sentimento de vinculação com o mundo, aspirando tornar-se o instrumento maior na grande obra alquímica, a vida.

Amante da liberdade de expressão e isento de amarras, adapta-se com simpatia e com toda confiança; vive em harmonia com o meio, tem necessidade de aventuras para se superar e aprender com o contato de novas expressões. Alquimista e filosofo dos deuses deve conhecer e aprender o significado de sua natureza animal encontrando seu limite além em si mesmo.

Tabela de referencia cronológica:

Arcano ZodiacalPeríodo Cronológico dos Decanatos
Temperança1º decanato de 22 de novembro a 1º de dezembro

2º decanato de 2 a 11 de dezembro

3º decanato de 12 a 21 de dezembro

Decanatos do Arcano 14 - A Arte da Temperança

Nos três decanatos presentes no arcano da Temperança o arcano planetário que ocupar essas posições receberam a influencia dos arcanos da Roda da Fortuna, da Torre e do Sol respectivamente.

No primeiro decanato o arcano da Roda da Fortuna oferece a lição da autoconfiança exigindo liberdade para se expressar de acordo com seu código pessoal de comportamento.

No segundo decanato o arcano da Torre oferece a lição da originalidade e da individualidade.

No terceiro decanato o arcano do Sol oferece a lição da expansividade e da moralidade expressando a sua personalidade de forma grandiosa e marcante.

Agora vejamos a vibração dos dias no transcurso dos decanatos

As de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 23/11; 3/12; 13/12

Palavra chave: O principio espiritual da ação – Raiz do poder do Fogo (ação)

Significado: O principio da ação, o começo de um empreendimento, inspiração para ação, virilidade para o homem e fertilidade para mulher.

Indicação: É ótimo para motivação, abertura no lado intuitivo e para inspirar a ação. Para pessoas que não têm fé e precisam de motivação, desperta a libido é muito forte (lembrar da importância de direcionar essa energia para um propósito, caso contrario a ação será desordenada, só para quem tem parceiro).

2 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 24/11; 4/12; 14/12

Palavra chave: Domínio e Disputa – Senhor da dominação.

Significado: Autoridade, impulsividade, conflito entre duas forças que são antagonizadas em sua ação gerando destruição para ser criativa, revela a importância da sabedoria da ação. Só há movimento mediante o conflito e a oposição de forças.

Indicação: Só é indicado para pessoas que desejam ter autoridade e sabedoria em suas ações.
3 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 25/11; 5/12; 15/12

Palavra chave: Virtude – Senhor da força estabilizada.

Significado: Empreendimento, frutificação, descoberta, esforço, retrata a compreensão da ação.

Indicação: para o desenvolvimento e abertura de novas possibilidades no profissional, novas frentes de trabalho. (gostando do que faz, mas querendo melhorar).

4 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 26/11; 6/12; 16/12

Palavra chave: Consumação – Senhor da obra perfeita.

Significado: Revela a consolidação e a estabilidade da ação, o equilíbrio e a integração, entre a amorosidade e a impulsividade, significa descanso, associação, êxito nos contratos.

Indicação: para abertura da atividade profissional associado ao prazer.
5 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 27/11; 7/12; 17/12

Palavra chave: Conflito – Senhor das grandes Lutas.

Significado: Dinamismo, força e agressividade na ação, quebra dos limites para possibilitar a continuidade evolutiva, se a ação proceder do coração o movimento será evolutivo.

Indicação: para romper com padrões estabelecidos e acomodados, revelando a verdade interior proveniente do coração e a falha do caráter associado ao ego limitado à vaidade, a competitividade e a auto-afirmação sobre os outros, nesse caso leva a tensão, a compulsividade e ao desgaste.

6 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 28/11; 8/12; 18/12

Palavra chave: Vitória – Senhor da vitória.

Significado: Revela a ação consciente e centrada na motivação interior; presenciamos a expansão dos desejos e da criatividade abençoando o movimento sem o esforço, tensão ou desgaste.

Indicação: para superação de conflitos usando a criatividade e a objetividade; fortalecer a autoestima, autoimagem e o magnetismo pessoal.
7 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 29/11; 9/12; 19/12

Palavra chave: Valor – Senhor do valor.

Significado: Revela a ação instintiva e emocional que servirá de estimulo evolutivo; dinamismo e impulsividade associados à simpatia; a coragem é expressa pela experiência pessoal para dar continuidade ao movimento evolutivo.

Indicação: para otimizar o desempenho sexual e o poder de atração; é um convite a superar a resistência a mudanças.

8 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 30/11; 10/12; 20/12

Palavra chave: Rapidez – Senhor da rapidez.

Significado: Revela a mente concreta que dinamiza a ação; a expressão da comunicação e a tendência expansiva, impulsiva, aventureira e transcendente em busca da novidade.

Indicação: para Trazer movimento de libertação e transformação. Indicado para pessoas muito passivas que precisam circular e usar a sua energia.
9 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 1/12; 11/12; 21/12

Palavra chave: Força – Senhor de grande força.

Significado: Estruturação, a ação é fundamentada sobre bases sólidas; o embasamento filosófico, ordem e disciplina; o inconsciente inspira a busca da consciência objetivada.

Indicação: para despertar poderes latentes, proporcionar ritmo, harmonia e tempo, remover as travas da ignorância e desperta para autorealização.

10 de Fogo

Dias de Vibração do Arcano: 2/12; 12/12; 21/12

Palavra chave: Opressão – Senhor da opressão.

Significado: Mostra uma situação limite em que qualquer ação impede o avanço, a única saída é destruir a estrutura que oprime.

Indicação: para proporcionar mais responsabilidade que o necessário, recomendável para rompimentos e finalização de impasses.

Agora que você já tem uma idéia de qual é a vibração do dia solicite uma consulta on line