Tarot8

ARCANO 13 – A MORTE

Qualidade: fixo.

Associação astrológica: Escorpião.

Glifo astrológico: cauda e ferrão do escorpião.

Elemento: água.

Princípio: passivo.

Arcano natural da: oitava casa.

Arcano regente: Arcano 0 – O Louco.

Arcano oposto: Arcano 5 – O Hierofante.

Anatomia: órgãos genitais, reto, órgãos de reprodução, bexiga.

Frase-chave: eu desejo.

Palavra-chave: intensidade.

Características positivas: motivado, penetrante, realizador, cheio de expedientes, determinado, científico, investigativo, explorador, passional, consciente.

Características negativas: vingativo, ciumento, reticente, arrogante, temperamental, violento, sarcástico, desconfiado, intolerante.

É o oitavo arcano que simboliza um signo Escorpião; regendo o período que vai de 23 de outubro a 21 de novembro. Este Arcano que simboliza um signo do elemento água introduz um novo aspecto ao ciclo do nascimento. Neste mês, ocorre a obscuridade e a fermentação interna da terra, criando então o húmus, essa decomposição da vegetal que servirá de base para uma nova vida.

Após Arcano 7 – O Carro da Vitória, que preside a entidade em vias de evolução, e os três arcanos precedentes que simbolizam a formação da entidade humana; individualização (Arcano 8 – A Força), despertar da inteligência (Arcano 9 – O Eremita) e da intuição (Arcano 11 – A Justiça), no Arcano 13 – A Morte, o ser passa por um processo iniciático que o aproxima da unidade primordial libertando-o do conflito dos contrários, morte/vida, sombra/luz, eu/nós etc. Aquele que possui esse arcano herda a consciência de uma energia universal que transcende o espaço-tempo, simbolizado pela foice teia da manifestação; como na tradição indiana em que se afirma  a existência da roda do samsara onde o infinito ciclo de nascimento/morte/renascimento é rompido pela transcendente iluminação.

Qual Fênix que renasce das próprias cinzas, o Arcano 13 – A Morte passa pela desagregação para preparar um renascimento sob uma nova forma; propondo através da destruição da antiga forma agrilhoada a lei de ação e reação liberando a energia que será transmutada e reutilizada pela natureza. Este animal mal compreendido do dardo muitas vezes mortal é um símbolo ambivalente, em primeiro lugar, dando ênfase aos valores mortais, mas, pelo seu poder dissolvente e fecundante, podendo ser encarado também como um agente de cura, um alquimista que transmuta o material em espiritual.

Aquele que possui o Arcano 13 – A Morte como manifestação da força vital passa por estados exacerbados de crise; sua tarefa consiste em assumir conscientemente essas energias transmutadoras que, senão, devoram sua personalidade. Esse conflito latente e permanente deve ser resolvido e conscientizado. A dúvida e a esperança são superadas pelo condicionamento da ação; este ser receptivo, inspirado pelo arcano 0 – O Louco que possui como associação astrológica o planeta Plutão, deve descer ao inferno (as profundezas do inconsciente) para se realizar; se hesitar diante da prova, ele se fechará na crise e entrando no turbilhão de suas paixões desenfreadas. A despeito de sua lucidez, aquele que possui esse arcano 13 – A Morte encontra-se envolvido em situações indesejadas; a hipocrisia, o dom de dividir para reinar, um atrativo duvidoso, a fascinação exercida por sua pessoa impregnada da aura do sexo, suas atitudes enigmáticas, seus ressentimentos, ocultos e depois brutalmente revelados, fazem dele um ser temido e mal compreendido. Seu gosto pela perfeição nos detalhes, sua perseverança, seus pressentimentos de relações entre causas e efeitos, seu senso crítico criam no mundo social um centro de forças em torno da sua pessoa.

Aquele que manifesta o arcano 13 – A Morte se cobre com o véu da noite misteriosa. Ao mesmo tempo fada e feiticeira, a mulher que expressa esse arcano é freqüentemente “fatal”. Com um temperamento secreto e passional, uma vontade interiorizada, mas onipresente, exige dos outros que adotem uma certa estratégia em relação a ela.

Se o possuidor desse Arcano 13 – A Morte sacrifica suas prerrogativas, e deixa fluir à sua profunda intuição do jogo do universo e dos seres, pode chegar a compreender a importância subjetiva de sua visão, vendo-se ao mesmo tempo espectador e ator do teatro cósmico.

Tabela de referencia cronológica:

Arcano ZodiacalPeríodo Cronológico dos Decanatos
Morte1º decanato de 23 de outubro a 1º de novembro

2º decanato de 2 a 11 de novembro

3º decanato de 12 a 21 de novembro

Decanatos do Arcano 13 - A Morte

 
Nos três decanatos presentes no arcano da Morte o arcano planetário que ocupar essas posições receberam a influencia dos arcanos do Louco, do Pendurado e da Sacerdotisa respectivamente.

No primeiro decanato o arcano do Louco oferece a lição da intensidade manifestando a capacidade de assumir o controle exercendo o próprio poder sobre o meio ambiente.

No segundo decanato o arcano do Pendurado oferece a lição da transcendência ultrapassando a experiência comum através da revelação, da transformação e da investigação do mundo interno e externo.

No terceiro decanato o arcano da Sacerdotisa oferece a lição do encanto e das emoções expressivas que possa criar um elo emocional favorável a todos os envolvimentos.

Agora vejamos a vibração dos dias no transcurso dos decanatos

Ás de Água

Dias de Vibração do Arcano: 23/10; 3/11; 13/11

Palavra chave: A raiz do poder da Água (emoção).

Significado: Representa o aspecto mais essencial e original das emoções, é o puro desabrochar emocional, simboliza o amor, a alegria, a abundancia, a fertilidade e a feminilidade.

Indicação: para estimula os processos criativos e favorece o inicio de projetos de natureza artística, harmonização de casais.

2 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 24/10; 4/11; 14/11

Palavra chave: Amor – O Senhor do amor.

Significado: Representa os princípios masculinos e femininos, motivados pela força evolutiva, se complementando e construindo à unidade harmoniosa, é a união cheia de prazer, alegria e êxtase, a emoção, ainda nova e pura, não foi contaminada e densificada por apegos, normas e posses; revela a harmonia, amizade, companheirismo, o início de um romance, a solução das diferenças.

Indicação: ótimo para harmonizar casais, superar dificuldades afetivas e para motivar o surgimento de novas relações despertando o principio básico da atração.
3 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 25/10; 5/11; 15/11

Palavra chave: Abundancia – O Senhor da abundancia.

Significado: É um arcano de resultados, gratificação, tanto emocional como material, colhendo o que se planta, a idéia de amor ocorre com maturidade, o amor primordial é derramado com alegria transbordante, a capacidade analítica, a força de vontade somada a habilidade traz frutificação.

Indicação: para trazer resultados gratificantes e afortunados a um projeto valioso.

4 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 26/10; 6/11; 16/11

Palavra chave: Luxo – O Senhor do prazer combinado.

Significado: Nesta carta a lei, a ordem e a estruturação são aplicadas a emoções e ao sentimento na busca da materialização, de modo que esta fica determinada, restrita, artificializada e limitada, são estabelecidas normas. Na busca pela materialização o sentimento e a emoção precisa de estruturação, mas a expressão do amor corre sério perigo de ficar limitado às normas, ao autocontrole e aos sentimentos de posse passando uma sensação de tenção e esforço para manter uma suposta perfeição.

Indicação: para reavaliar a situação, impor regras, por a relação afetiva em ordem e controlar as paixões.
5 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 27/10; 7/11; 17/11

Palavra chave: Frustração – O Senhor da perda do prazer.

Significado: Revela a força e a severidade do movimento, a necessidade da transformação, da expressão do inconsciente, da subversão da ordem estabelecida para dar continuidade evolutiva e revelar o espírito na materialidade, mas nesse ponto a matéria suplanta o espírito interrompendo o fluxo emocional e trazendo a involução, as necessidades inconscientes são expressas gerando conflito à ordem anteriormente estabelecida, a energia vital é consumida nos conflitos, nas manipulações escondidas evocando a necessidade de transformação, a sexualidade está desconectada do amor e não é mais um canal de aproximação, troca e união entre as pessoas, mas tornou-se uma arma para a auto-afirmação, competir pelo poder e dominar.

Indicação: é recomendável tanto para mulheres como para homens que se encontram em relacionamentos que precisam acabar ou que necessitam subverter a ordem que está estruturada sobre normas rígidas que limitam a verdadeira expressão do amor, é ótimo para descondicionamento do relacionamento; para mudar os paradigmas da relação afetiva; usar em casos muito específicos ou extremos, porque os conflitos podem trazer preocupações, perdas, lamentações, quebra de compromissos e até decepções emocionais.

6 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 28/10; 8/11; 19/11

Palavra chave: Prazer – O Senhor do prazer.

Significado: A emergia emocional e a sensibilidade retoma ao equilíbrio, agora sem desperdício e com novos paradigmas (o Criador que desperta a energia emocional pura à manifestação no Ás e a Criatura que reflete com equilíbrio essa energia nesta carta), o corpo e a alma foram purificados e estão prontos para interação prazerosa; a persistência traz os frutos da beleza e a sutileza traz o equilíbrio, a consciência de si mesmo revitaliza a sexualidade, resultando na harmonia da energia vital e no uso mais consciente da energia sexual.

Indicação: para equilibrar a energia sexual individual ou do casal e permitir compartilhar os sentimentos, a emoção e a afetividade com prazer e respeito à individualidade.
7 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 29/10; 9/11; 19/11

Palavra chave: Corrupção – O Senhor do êxito ilusório.

Significado: Revela que a energia emocional, a afetiva e a sensibilidade partem para uma busca frenética por prazer e gratificação, ativando o lado mais instintivo e sedutor, deixando obcecado na caça de satisfação sensorial; no titulo êxito ilusório ressalta a necessidade de fazer escolhas certas, porque a imaginação, a utopia e os sonhos terminam por tirar a pessoa da realidade, levando a desilusões, já no titulo corrupção a tentativa de manter o nível de gratificação e prazer, sem a devida transformação, adaptação e desapego levam ao desgaste, a loucura e a compulsividade autodestrutiva.

Indicação: para pessoas que não encontram nenhum prazer em suas vidas. O uso dessa carta precisa de acompanhamento regular, pois pode trazer compulsividade.

8 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 30/10; 10/11; 20/11

Palavra chave: Indolência – O Senhor do êxito abandonado.

Significado: Revela a tentativa de reequilibrar à energia emocional, afetiva, é a sensibilidade racionalizando os sentimentos, procurando rechaçar os excessos orgiásticos do passado; o prazer é evitado e reprimido, qualquer tentativa de senti-lo leva à dor. Aqui a emoção não mais produz a motivação dinâmica, nada merece o menor esforço ou ser feito, a racionalização dos sentimentos cristaliza a sensibilidade gerando uma profunda depressão e uma melancolia; é a carta do desencanto, da apatia, do desinteresse, e rejeição. Lembra a aversão que a ressaca após a bebedeira provoca.

Indicação: para pessoas que estão pressas a vícios, são compulsivas ou que estão pressas a relacionamentos que não conseguem integrar o amor ao sexo e que estão obcecadas pelo parceiro (a). O uso dessa carta precisa de acompanhamento regular, pois pode trazer depressão e melancolia.
9 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 1/11; 11/11; 21/11

Palavra chave: Felicidade – O Senhor da felicidade material.

Significado: Revela a purificação e estabilização das emoções, o fluxo emocional e afetivo resgata a gentileza e a ordem, o uso equilibrado da energia emocional expresso pela abundancia e o prazer juntando a harmonia e a gratificação emocional com os frutos do amor no desfrute das coisas materiais. A carta passa a idéia de plenitude e equilíbrio sendo capazes de superar as dificuldades e manter a boa saúde.

Indicação: para estabilidade emocional e o uso equilibrado da energia afetiva na realização pessoal.

10 de Água

Dias de Vibração do Arcano: 2/11; 12/11; 22/11

Palavra chave: Satisfação – O Senhor do êxito perfeito.

Significado: Uma das qualidades mais importantes dessa carta e o aspecto de iluminação que ela propõe revelando que os poderes transcendentais do inconsciente transformam a realidade da manifestação material. Aqui a energia afetiva e emocional encontra a estruturação final, a realidade onde tudo toma forma definível, mas a energia emocional em sua jornada descendente até a materialização integra e realiza a perpetua mutabilidade existencial. A carta passa a idéia de satisfação, completo sucesso, mas a natureza da água nos lembra de sua fluidez, adaptabilidade e seu poder de transformação (de liquido para gasoso ou sólido) indicando que a única certeza do universo é que tudo se transforma com o amor num ciclo infinito.

Indicação: para materializar a afetividade de forma satisfatória, para trazer o perfeito equilíbrio da expressão afetiva e emocional em todos os aspectos da manifestação, para consolidar sentimentos e situações, para harmonização e estruturação de grupos.

Agora que você já tem uma idéia de qual é a vibração do dia solicite uma consulta on line